-
Alimentos, rações e confeitosMateriais avançados
Eficiência e inovação na linha de biscoitos
Com uma filosofia administrativa baseada em segurança financeira, credibilidade no mercado e investimento em tecnologia, o grupo Dallas aposta cada vez mais na diversificação da produção industrial ao investir fortemente no segmento de biscoitos.
A trajetória da empresa, que nasceu no berço agropecuário do Rio Grande do Sul e cresceu como cerealista para implantar sua agroindústria no Mato Grosso do Sul e São Paulo, começou com uma fazenda em que o pioneiro fundador do grupo, Valdir Zorzo, se revelou um empreendedor nato, com visão de futuro e sagacidade para agir no momento certo. No final dos anos 1980 construiu o primeiro moinho do município de Nova Alvorada do Sul (MS) que virou referência na cidade. E no início da década de 90 começou a investir no beneficiamento de trigo com a industrialização de massas alimentícias.
Sexto maior estado do Brasil em área territorial, o Mato Grosso do Sul tem sua economia regida pelo agronegócio, sendo o quinto maior produtor nacional de grãos. E com apenas 30 anos de existência, o município de Nova Alvorada do Sul – onde está instalada a mais nova fábrica de biscoitos laminados da Dallas – é uma das três cidades que mais crescem no estado, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
O grupo Dallas é um dos protagonistas desse grande progresso. Sendo uma empresa jovem, com gestão familiar e apenas 25 anos de industrialização, figura entre os importantes grupos industriais alimentícios do Brasil. E até hoje, do alto dos seus 80 anos, Valdir Zorzo continua sendo o timoneiro estratégico dos negócios. Mas a direção administrativa e financeira está há mais de trinta anos sob o comando de sua filha primogênita, Dorcy Zorzo Casarin.
A diretora administrativa-financeira afirma que o sucesso do grupo hoje é resultado de trabalho intenso ao longo da trajetória da empresa, com visão ampla e decisões acertadas em momentos-chave. Ela conta que “Resolvemos encarar o desafio de constituir uma empresa cerealista, sem experiência nenhuma, aprendendo na prática. Uma aventura que acabou dando muito certo na base de ouvir o que os clientes queriam, de visitá-los para compreender suas necessidades, ou seja, vivendo e aprendendo junto com o mercado”.
Conseguimos ampliar a nossa capacidade de produção e disponibilizar produtos dentro dos parâmetros exigidos pelo mercado e pelo consumidor atual, sempre atento à qualidade e aos diferenciais
Dorcy Zorzo Casarin,
Diretora administrativa-financeira, Dallas Alimentos
Tivemos a sorte de ter um presidente como o Sr. Zorzo, que desde o início, mesmo sendo ainda pequeno, sempre pensou grande, buscando a tecnologia como um vetor fundamental para diferenciar os negócios
Adriano Ferrugem,
Diretor industrial, Dallas Alimentos
O sucesso acabou acontecendo naturalmente, pois os clientes também estavam entusiasmados com a iniciativa inovadora na época. “A gente perguntava: que tipo de farinha você precisa para fazer um macarrão ou biscoito como deseja? ”, relembra Dorcy. Isso porque até então a cultura agrícola no país era muito precária e os produtores de massas alimentícias não estavam acostumados a contar com um fornecedor moageiro que oferecesse uma farinha de boa qualidade, com preço competitivo e ainda com condições de pagamento facilitadas. Esse também foi um dos fatores de sucesso primordiais para o negócio da Dallas despontar, além da posição geográfica que acabou se revelando bastante promissora em termos de logística.
Completando, o diretor industrial do grupo, Adriano Ferrugem, comenta: “Tivemos a sorte de ter um presidente como o Sr. Zorzo, que desde o início, mesmo sendo ainda pequeno, sempre pensou grande, buscando a tecnologia como um vetor fundamental para diferenciar os negócios. Por exemplo, quando montamos a nossa primeira fábrica de macarrão, já era uma das mais modernas do Brasil na época. Essa visão empresarial fez a diferença e a gente traz isso no DNA do grupo até hoje. Segundo fator é a família de origem e cultura italiana, acreditando nos frutos de muito trabalho e persistência”.
Assista ao vídeo acima e conheça mais sobre essa história de sucesso.
Atualmente, além da produção e comercialização de alimentos, a atuação do grupo contempla diversas empresas na agricultura, pecuária, transporte e logística, importação e exportação, entre outras atividades. São aproximadamente 1.500 colaboradores que geram um faturamento industrial da ordem de R$ 400 milhões/ano.
O complexo fabril conta com três plantas localizadas em Nova Alvorada do Sul (MS), Cabreúva (SP) e Santa Cruz do Sul (RS) produzindo massas curtas e longas, biscoitos laminados, soltos, cobertos, recheados e wafers, misturas para bolo, farinhas, cereais, derivados de milho e da mandioca, além de beneficiamento e industrialização de arroz. E três centros próprios de distribuição (em Campo Grande, Cuiabá e Cabreúva) levam os mais de 300 produtos em linha para todo o Brasil, com destaque para as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Atender o mercado interno é o foco, mas a marca Dallas também é exportada para diversos países.
O histórico da parceria com a Bühler começou no início dos anos 2000 com a fabricação de wafer, então com tecnologia Haas. E o projeto de aquisição de uma nova linha para biscoitos laminados na unidade de Mato Grosso do Sul iniciou em 2017, objetivando aumento de eficiência e capacidade de produção em larga escala com alta tecnologia para produção do tradicional cream-cracker, que ainda é a preferência do consumo popular no Brasil.
Segundo Adriano, o principal objetivo da parceria com a Bühler está baseado no tripé tecnologia, produtividade e inovação. “Daí a importância para nós de estabelecer uma aliança com empresas como a Bühler, que atua no mundo inteiro e tem condição de nos deixar permanentemente atualizados com o que há de melhor, de modo que a gente possa oferecer algo diferente no mercado. É um parceiro estratégico”, afirma.
Atualmente, a Bühler é o maior fabricante mundial de equipamentos para a produção dos mais variados tipos de biscoitos, oferecendo soluções completas do grão ao produto final. Além disso, a existência de uma fábrica no Brasil gera mais proximidade e confiança do atendimento pós-venda. Todos esses fatores fazem a diferença na linha de produção de biscoitos da Dallas.
Segundo Dorcy, a parceria com a Bühler foi fundamental para que a Dallas pudesse conquistar novos mercados, exportar seus produtos e reforçar a qualidade. “Conseguimos ampliar a nossa capacidade de produção e disponibilizar produtos dentro dos parâmetros exigidos pelo mercado e pelo consumidor atual, sempre atento à qualidade e aos diferenciais”, completa.
Assim, para prosseguir vencendo nos próximos anos, o desafio industrial do grupo Dallas é continuar ampliando a capacidade instalada e diversificar a produção com foco em saudabilidade crescente dos alimentos industrializados. Para isso, conta com a Bühler como um parceiro estratégico em tecnologia e inovação para o futuro.
+55 41 3317-5100
Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira 1105
Curitiba
81280-140
Brazil